Clínica )( Plexus
A CLÍNICA PROFISSIONAIS ESPECIALIDADES
   CONTATO

FISIOTERAPIA

Dra. Marcele Storniolo Viana


Especialidades        Fisioterapia    
A ESPECIALIDADE
Viver requer uma interação saudável com o meio que nos cerca. Essa interação se dá principalmente através do movimento. No entanto, as atribuições do cotidiano nos impõe obstáculos que, as vezes, nos parecem intransponíveis, tanto nas tarefas mais complexas, quanto nas tarefas mais simples. Se os nossos movimentos estão comprometidos, se não nos movimentamos com a qualidade que necessitamos e desejamos, se o nosso corpo não responde mais às exigências metabólicas, fisiológicas, motoras, emocionais e sociais com a mesma eficiência, estamos cada vez mais distantes de um modo de vida de qualidade. É exatamente esse o papel da Fisioterapia – reverter esta realidade, ou seja, conduzir-nos em direção a um modo de vida saudável, devolver-nos a autonomia, possibilitar-nos um reequilíbrio orgânico, muscular e proprioceptivo, reintegrando-nos à sociedade através da prevenção, recuperação, manutenção e restabelecimento da saúde. Mantenha-se em movimento e melhore sua qualidade de vida!


CONCEITOS
Edema: Acúmulo excessivo de líquido no espaço intercelular (interstício). A formação de edema pode indicar que o Sistema Linfático teve sua capacidade alterada ou comprometida.
Sistema Linfático: Tem como objetivo a defesa imunológica do organismo. É responsável pela retirada de líquidos intersticiais e restos metabólicos que são transportados, através dos vasos linfáticos, ao sistema venoso. Seroma: É caracterizado pelo acúmulo de líquido, produzido pelo Sistema Linfático, abaixo da pele durante o período pós-operatório. Se não for eliminado forma-se uma cápsula fibrosa a sua volta, que somente poderá ser retirada através da intervenção cirúrgica.
Fibrose: É o tecido cicatricial que, sem a devida recuperação, torna-se cada vez mais rígido e sem a elasticidade adequada. Esta rigidez característica do tecido pode provocar dores.


Técnicas terapêuticas no pós-operatório em cirurgia plástica:
Drenagem Linfática: Este procedimento se caracteriza por um dos principais recursos fisioterapêuticos no Pós-Operatório em Cirurgia Plástica. Através da ativação da circulação dos vasos linfáticos, há a possibilidade de redução do processo inflamatório e, consequentemente, a aceleração do reparo tecidual. Dentre os possíveis benefícios, citamos o alivio de dores e desconfortos, diminuição de edemas, hematomas e fibroses; melhora d hidratação da pele e no processo de cicatrização. Além da Cirurgia Plástica e lipoaspiração, a Drenagem Linfática é indicada no tratamento de celulite e de pessoas com problemas de retenção de líquidos.
Ultra-Som: Este procedimento induz mudanças fisiológicas no reparo de tecidos lesados e caracteriza-se por um tipo de “massagem” em alta frequência que penetra profundamente nos tecidos atuando nos complexos celulares. Atua na redução da dor, provoca alterações na permeabilidade das membranas, auxilia na melhora do processo de cicatrização, promove aumento no metabolismo celular, no fluxo sanguíneo e no suprimento de oxigênio. Não é indicada aplicação na região do útero durante a gravidez, no coração e em portadores de marca-passos, cérebro e globo ocular, nos órgãos reprodutores e infecções agudas, áreas tratadas com radioterapia e também tumores malignos.
© CLÍNICA Plexus. Bauru/SP - Rua Antônio Alves, 24-50 - CEP 17012 060 | Site produzido por Orpit    COMO CHEGAR